Usinagem e caldeiraria: quando utilizar cada uma

A usinagem e a caldeiraria desempenham papéis essenciais no processo de fabricação e manutenção de peças metálicas na indústria. Apesar das semelhanças, cada uma possui aplicações e objetivos diferentes. Leia mais a seguir. 

Usinagem

É um processo para desbastar a matéria bruta com a remoção de parte do material para um formato, tamanho e peso específico. A usinagem tem como função trabalhar em cima de materiais com precisão e detalhes.

A redução de desperdicio, a qualidade melhorada, o menor risco de defeitos e o aumento de desempenho são alguns dos benefícios da técnica.

Ela é utilizada na produção de engrenagens, eixos, pistões. parafusos e outros componentes. Pode ser usada em setores aeroespaciais, automotivos, médicos, entre outros.

Caldeiraria

A caldeiraria, por outro lado, transforma chapas metálicas em estruturas funcionais ou decorativas, criando produtos diversos e menos precisos.

Ela é utilizada na produção de estruturas metálicas de grande porte, como vasos de pressão, silos, pontes, escadas, dutos e outros elementos utilizados em indústrias como a de construção, petróleo e gás, química, alimentação e metalurgia.

Compartilhar